terça-feira, 27 de julho de 2010

Médico novo e outras novidades

Hoje levei o resultado da minha bateria de exames ao meu novo médico, o Dr. Evandro Righi. Graças a Deus, está tudo bem, a saúde da mamãe está ótima! Só temos que tratar uma pequena infecção urinária que, segundo o médico, é normal. Além disso, ele me passou uma dieta a base de muitas verduras, fibras e vitamina C e me deu algumas dicas de praxe. Tentamos ouvir o coraçãozinho do pequeno no sonar, mas não conseguimos, o médico disse que seria mesmo quase impossivel com apenas 10 semanas de gestação, se é que já estamos mesmo com 10 semanas. Como não fiz a ultassonografia ainda, não podemos ter certeza. E como eu estou ansiosa com essa ultra! E terei que esperar até o dia 5...

Depois da consulta fui ao centro tentar comprar alguma roupinha, mas não cosegui. Impressionante como todas as roupinhas são rozinhas ou azuizinhas, e o que não tem cor de menino ou cor de menina tem desenhos de florezinhas, moranguinhos, carrinhos ou super heróis... em resumo, não comprei nada.
No mais, recebi essa newsletter da revista Crescer:

10ª semana

Como você está:

A idéia mais concreta de uma gravidez é a barriga crescendo e o bebê se mexendo dentro dela. Isso já acontece no primeiro trimestre, mas você não percebe. Se não contar que está grávida, será, aos olhos dos outros, uma mulher como qualquer outra. Por isso as emoções nessa fase são marcadas pela ambigüidade - você está grávida, mas não se vê grávida, nem se sente como tal. Os sentimentos são confusos e isso é normal. No plano psicológico, você está começando a assimilar sua gestação e a formar sentimentos e idéias a respeito dela. Tenha calma. Em poucas semanas, você poderá vestir roupas de grávida e respirar aliviada, porque ninguém mais vai achar apenas que você engordou demais. Todos - inclusive você - terão a certeza de que você espera um bebê! Nessa fase, seu útero já dobrou de tamanho e seus seios também estão aumentados. Compre novos sutiãs, dando preferência para modelos de algodão com alças de sustentação que suportem bem o peso dos seios. Nesta fase, é possível que você esteja tendo sangramentos na gengiva, novas cáries e outros problemas dentários. Isso é comum na gravidez e, portanto, é bom você consultar o dentista. Uma alimentação rica em cálcio ajuda a evitar tais problemas.

O que está acontecendo com o bebê:
Os órgãos vitais já estão formados e, em sua maioria, começando a funcionar. Os olhos, que estavam na lateral da cabeça, deslocam-se para frente. Os dedos já são visíveis, mas ainda estão unidos por uma membrana. O coração está com quatro compartimentos e as artérias assumem sua forma final. O coração do feto bate de 120 a 160 vezes por minuto, quase o dobro da freqüência de uma pessoa adulta. A cabeça é quase metade do feto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário