quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Bebê faceiro

Hoje nós vimos o nenê pela primeira vez!!! Meu Deus! Quanta emoção!!! Conseguimos ver bem direitinho nosso pequeno, eu e o papai. Primeiro ele estava bem quietinho chupando o dedo, depois deu loucura, começou a dançar! Que lindo!!! Parecia que sabia que papai e mamãe estavam olhando e começou a se exibir. Foi muito emocionante!! Estou com um pouco mais de 11 semanas de gestação e meu bebê está todo formado já. Quanta felicidade, aproveitamos para fazer o exame de translucencia nucal e também deu tudo certo, o bebê não corre riscos de ter Sindrome de Down entre outras complicações do gênero.

Aiaiai estamos orgulhosos e explodindo de felicidade! Nosso bebê é saudavel, divertido e muito lindo! As fotos do exame vou pegar segunda-feira e coloco aqui assim que conseguir escanear.

Mais sobre a 11ª semana (do boletim da Crescer):

Como você está:
Você já deve estar se sentindo bem melhor em relação às náuseas e enjôos. Se ainda não estiver bem, saiba que estes sintomas devem desaparecer em breve e seu apetite irá aumentar significativamente. A sensibilidade e a instabilidade emocional, contudo, continuarão existindo com maior ou menor intensidade até o final da gravidez.

O que está acontecendo com o bebê:
O feto está bem ativo e se move muito no útero, mas você ainda não consegue sentir tais movimentos. Os órgãos reprodutivos internos estão em formação. Sobre a pele bastante transparente, nascem folículos de pêlo. Os dedos estão separados e as unhas já apareceram. Neste momento, placenta e cordão umbilical estão completamente formados.

A proteção do bebê
O feto fica protegido pelo líquido amniótico. O líquido impede que as paredes do útero apertem o bebê e fornece espaço para que ele cresça e se movimente. É isolante contra o frio e o calor. Mais do que tudo, o líquido age como um amortecedor de colisões. Um soco na barriga da mãe apenas sacode o feto. O líquido amniótico é constantemente reabsorvido pelo sistema sangüíneo da mãe e reposto na bolsa pelas células da membrana amniótica. A cada hora, 1/3 dele é renovado. O feto engole líquido e nele libera urina. Na 12ª semana de gravidez, o volume de água no útero é de meio litro. Na metade da gravidez, 250 mililitros. A presença do líquido é essencial para o desenvolvimento fetal, principalmente para os membros do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário